Review and Herald (Revisão do Advento e Sábado) d. 15. Novembro 1898

Retorna

Atitude de Cristo para com à Lei

Atitude de Cristo para com à Lei

O grande plano de redenção foi colocado antes da fundação do mundo. Cristo não ficou sozinho nesta maravilhosa empreitada pelo resgate do homem. Nos conselhos do céu, antes que o mundo fosse criado, o Pai e o Filho conviviam que se o homem se revelasse desleal a Deus, Cristo, um com o Pai, tomaria o lugar do transgressor e sofreria a pena da justiça que deveria cair sobre ele. "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Que preço era este para o céu pagar para resgatar o transgressor da lei de Jeová!

Cristo não veio mudar o sábado do quarto mandamento; Ele não veio enfraquecer nem deixar de lado a lei de Deus em particular: veio expressar em sua própria pessoa o amor de Deus e reivindicar todos os preceitos da santa lei. Em vez de revogar a lei para encontrar o homem em sua condição caída, Cristo manteve sua dignidade sagrada.

O Senhor não salva os pecadores revogando sua lei, o fundamento de Seu governo no céu e na terra. Deus é um juiz, o guardião da justiça. A transgressão de Sua lei em um único ponto, no menor que seja, é o pecado. Deus não pode dispensar sua lei, Ele não pode acabar com seu item mais pequeno, a fim de perdoar o pecado. A justiça, a excelência moral da lei devem ser mantidas e vindicadas diante do universo celestial. E essa santa lei não poderia ser mantida em menor preço do que a morte do Filho de Deus.

Cristo levou o pecado em nome do homem, para que o pecador possa ter outro julgamento, com todas as suas oportunidades e vantagens. "Todo aquele que comete o pecado", diz João, "transgride também a lei; porque o pecado é a transgressão da lei. E vós sabeis que Ele se manifestou para tirar nossos pecados, e nEle nenhum pecado há. Todo aquele que permanece nEle não peca : Todo aquele que pecar não O viu, nem O conheceu ".

Quando Cristo deu o sermão no monte, os fariseus estavam presentes, observando cada palavra. O Salvador leu os corações deles; Ele sabia que eles estavam se preparando para resistir à luz. O seu preconceito contra ele estava se fortalecendo. Eles estavam dizendo em seus corações: "Ele está acabando com a lei. Não teremos esse ensino". Mas, enquanto estavam engarrafando a ira deles, caíram sobre seus ouvidos assustados a resposta para o seu pensamento tácito: "Não pense que Eu vim destruir a lei, ou os profetas: Eu não venho destruir, mas cumprir. Em verdade, eu digo a você: até que o céu e a terra passem, um jota ou um til não passará de lei, até que tudo se cumpra. Quem, portanto, quebrará um desses mínimos mandamentos, e ensinará aos homens assim, ele será chamado o menor no reino dos céus; mas quem quer que faça e ensine, o mesmo será chamado grande no reino dos céus ".

Este é o julgamento pronunciado no reino dos céus. Alguns pensaram que o comandante-disjuntor estará lá, mas ocupará o lugar mais baixo. Isto é um erro. Os pecadores nunca entrarão na morada da felicidade. O que quebra o mandamento e todos os que se unem com ele ao ensinar que não faz diferença se os homens quebram ou observam a lei divina, o universo do céu será chamado menor entre as agências humanas. Pois não só eles foram desleais, mas ensinaram outros a quebrarem a lei de Deus. Cristo pronuncia julgamento sobre aqueles que afirmam ter um conhecimento da lei, mas quem, por preceito e exemplo, levam as almas à confusão e à escuridão. Eles estão ensinando para doutrinas os mandamentos dos homens e anulando a lei de Deus através de suas tradições. "Porque eu vos digo [meus discípulos], que, exceto que a sua justiça exceda a justiça dos escribas e dos fariseus, não entrará no reino dos céus".

"Até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til não passará da lei, de modo algum, até que tudo seja cumprido". Enquanto o céu e a terra permanecerem, nem um jota nem um til passará da lei. Enquanto o dossel do céu estiver acima de nossas cabeças, e a terra sob nossos pés, não haveria discussão nem controvérsia sobre essa questão. Até que os céus e a terra se retirem, você pode ter certeza de que a lei de Jeová manterá seu lugar exaltado.

"Então veio Jesus da Galiléia ao Jordão para João, para ser batizado por ele. Mas João proibiu-o, dizendo: eu que preciso ser batizado de ti, e Tu vens a mim ? E Jesus, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça.

" Ao "cumprir" toda justiça, Cristo não trouxe toda a justiça para um fim. Ele cumpriu todos os requisitos de Deus em arrependimento, fé e batismo, os passos da graça em conversão genuína. Ele fez isso como um exemplo, que devemos seguir em seus passos. Em sua humanidade, Cristo preenchia a medida dos requisitos da lei. E isso ele fez como um exemplo para nós. Ele era o chefe da humanidade, seu substituto e garantia. Os seres humanos, unindo sua fraqueza à força de sua natureza divina, podem tornar-se participantes de seu caráter.

Satanás usará todos os argumentos sutis para enganar homens e mulheres como ele fez no Éden para enganar Adão e Eva. "Sim, Deus disse: Não comerás de toda árvore do jardim?" Satanás disse a Eve. "E a mulher disse à serpente: Comeremos o fruto das arvores do jardim; mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: Não comerás disso, nem Tocará-o, para que não morra. E a serpente disse à mulher: certamente não morrerás; porque Deus sabe que, no dia em que comerdes, os teus olhos serão abertos, e serás como Deus, sabendo o bem e o mal."

Adão e Eva comeram o fruto e obtiveram um conhecimento que, se tivessem obedecido a Deus, nunca teriam tido, - uma experiência de desobediência e deslealdade a Deus, - o conhecimento de que eles estavam nus. O vestuário da inocência, uma cobertura de Deus, que os cobriam, partiu; E eles forneceram no lugar desta roupa celestial, costurando as folhas de figueira como aventais.

Esta é a cobertura que os transgressores da lei de Deus usam desde os dias da desobediência de Adão e Eva. Eles costuraram as folhas de figueira para cobrir sua nudez, causada pela transgressão. As figueiras representam os argumentos utilizados para cobrir a desobediência. Quando o Senhor chamar a atenção de homens e mulheres para a verdade, será iniciada a fabricação de folhas de figueira em aventais, para esconder a nudez da alma. Mas a nudez do pecador não é coberta. Todos os argumentos reunidos por todos os que se interessaram por este trabalho frágil tornará em nada.

O Senhor Jesus Cristo preparou uma cobertura, a túnica de Sua própria justiça, e Ele a coloque sobre toda alma arrependida e crente que, pela fé, a receberá. Disse João: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". O pecado é a transgressão da lei; Mas Cristo morreu para permitir que cada pessoa tenha seus pecados retirados. Um avental de folha de figueira nunca cobrirá nossa nudez. O pecado deve ser retirado, a roupa da justiça de Cristo deve cobrir o transgressor da lei de Deus. Então, quando o Senhor olha para o pecador que crê, Ele vê, não as folhas de figueira que o cobrem, mas a Sua própria túnica de justiça, que é perfeita obediência à lei de Jeová.

Cristo veio dar um exemplo da perfeita conformidade com a lei de Deus exigida de todos, de Adão, o primeiro homem, até o último homem que viverá na terra. Ele declarou que sua missão não era destruir a lei, mas cumpri-la em completa e perfeita obediência. Desta forma, ampliou a lei e tornou-lha honrada. Em sua vida, Ele revelou a natureza espiritual. À vista de seres celestiais, de mundos não caídos e de um mundo desobediente, ingrato e profano, Ele cumpriu os princípios de longo alcance da lei. Ele veio demonstrar o fato de que a humanidade, aliada pela fé viva para a divindade, pode guardar todos os mandamentos de Deus. Ele veio para tornar claro o caráter imutável da lei, para declarar que a desobediência e a transgressão nunca podem ser recompensadas com a vida eterna. Ele veio como um homem para a humanidade, para que a humanidade toque a humanidade, enquanto a divindade apoderou-se do trono de Deus. Mas em nenhum caso Ele veio diminuir a obrigação dos homens de serem perfeitamente obedientes. Ele não destruiu a validade das Escrituras do Antigo Testamento. Ele cumpriu o que foi predito pelo próprio Deus. Ele veio, não para libertar os homens da lei, mas para abrir uma maneira pela qual eles podem obedecer a essa lei e ensinar os outros a fazer o mesmo. -

afsn nr:1
afsn nr:2
afsn nr:3
afsn nr:4
afsn nr:5
afsn nr:6
afsn nr:7
afsn nr:8
afsn nr:9
afsn nr:10
afsn nr:11
afsn nr:12
afsn nr:13
afsn nr:14